Eventos e operações policiais da região agora contam com um bom reforço, mas não será em número de pessoal, mas, sim, na forma de um veículo. Desde novembro do ano passado, a 3ª Delegacia Regional (3ª DR) da Polícia Civil, com sede em Santa Maria, tem à disposição uma Delegacia Móvel. O veículo, um micro-ônibus adaptado, é deslocado para dar apoio em eventos e também durante operações da polícia.
Leia outras notícias de Polícia
O veículo veio do Palácio da Polícia, de Porto Alegre, após um projeto de descentralização das delegacias móveis. O delegado regional Sandro Meinerz candidatou a 3ª DR e conseguiu a vinda do veículo.
Prostitutas ficam feridas durante briga em Restinga Seca
As delegacias móveis ficavam todas centralizadas no Palácio da Polícia, e houve o pensamento de interiorizar isso, habilitamo-nos e conseguimos trazer uma. Nós (3ª DR) somos responsáveis pelas despesas, como manutenção, lugar seguro onde guardar. É preciso ter todo esse cuidado. Agora, ela é nossa afirma Meinerz.
Pedreiro morre após sofrer descarga elétrica em Santiago
Um dos principais motivos da vinda da Delegacia Móvel é a localização geográfica de Santa Maria, no centro do Estado. Isso possibilita que o veículo possa ser emprestado para outros município. E é justamente o que mais tem acontecido. Em Santa Maria, a delegacia funcionou em uma operação policial e na Romaria da Medianeira dias depois de ter chegado. Após isso, cidades como Passo Fundo, Santana do Livramento, Ijuí, Tupanciretã e Montenegro receberam a Delegacia Móvel.
A prioridade de uso é nossa, já que o gerenciamento é feito por aqui (Santa Maria), mas quando precisam e não está sendo usada, emprestamos sem problema. Ela tem toda a estrutura de uma delegacia com a possibilidade de podermos levar para qualquer lugar. É uma expansão de uma delegacia de plantão ressalta Meinerz.
O veículo conta com duas mesas para registros de ocorrência e também uma cela com capacidade para uma pessoa. Ainda conforme o delegado, não há necessidade de a delegacia percorrer pontos da cidade porque as delegacias convencionais conseguem atender à demanda.